Respiração, aprende a queimar mais calorias

Se você parar para pensar, verá que o único que não pode deixar de fazer em nenhum momento durante a sua vida é respirar. Tenta pensar em algo mais, mas não vai encontrar. Apenas a respiração.
Respirar é a prioridade máxima para nos manter vivos. É a primeira coisa que fazemos ao sair do útero de nossas superheroínas mães, e será o último que fazemos quando nos chega a hora. Mas, paradoxalmente, não nos damos conta do que fazemos.


NUNCA pode deixar de respirar (e por favor, nunca o faça 😉 ). O que fazemos sem pensar, nosso cérebro primitivo sabe que precisamos, e que já nem sequer nos pergunta se queremos fazer… o que fazemos e já está. De fato, o que você está fazendo agora ^^


Mas… você tem claro o que significa respirar? e por que o fazemos? Neste artigo, vamos explicar de forma simples o que é a respiração e para que nos serve.


Além disso, ensinamos a sua relação com as calorias e por que não todos os exercícios físicos servem para perder peso. Continue lendo 🙂


A respiração se pode resumir de forma muito simples:

O oxigênio do ar mantém aceso o “fogo” de nossas células. Este “fogo” traz a energia necessária para que as células funcionem.

Nesta imagem, o oxigênio do ar é o que mantém vivas as chamas do fogo, que acabará consumindo os troncos de madeira.


Nossas células funcionam queimando combustível e oxigênio


Nossas células funcionam de forma semelhante a um motor. Utilizamos um combustível e oxigênio para fazer “fogo” e obter energia.


Combustível: No nosso caso, podemos usar várias alternativas. O combustível mais comum é a glicose, mas também se podem queimar gordura ou o etanol de bebidas alcoólicas. O que obtemos do alimento, por isso precisamos comer.


Oxigênio: o que obtemos ao respirar. Primeiro entra nos pulmões, que são os encarregados de distribuírlo pelo corpo através do sangue. Para esse processo tão importante temos um tipo de células dedicadas em exclusivo, os glóbulos vermelhos (eritrócitos). Os glóbulos vermelhos são os que fazem com que o sangue seja vermelho.


O sangue é vermelho porque temos de glóbulos vermelhos. Estas células se encarregam de transportar o oxigênio por todo o corpo.


Agora nossa que acontece se você parar de respirar… Exacto! Suas células ficam sem oxigênio imediatamente, e o motor para, em questão de minutos. Seu coração deixa de bater, o cérebro deixa de funcionar, etc. e, portanto, você morre. Por isso NUNCA pode deixar de respirar.


O mesmo acontece se perder muito sangue, que os órgãos não recebem oxigênio e morrer em questão de minutos…


O fogo gera calor, que é uma forma de energia


Para entendê-lo melhor, vamos imaginar nossas células como se fossem uma máquina a vapor ou uma central termoeléctrica:


Ao queimar um combustível (carvão), geramos o fogo e o calor, que aquece a água até fazê-la ferver. Água fervente, tem muita força, e é capaz de mover umas peças (vaivém) que produzem movimento (máquina a vapor) ou energia elétrica em uma usina termoelétrica). Neste caso, a energia vem da queima do combustível. E para criar o fogo precisa de oxigênio do ar (O2).


Esquema de uma máquina a vapor. O vapor (steam em inglês) entra em uma câmara interna, que move um pistão para mover as rodas de uma locomotiva. (CC0 Public Domain)


Em uma máquina de vapor há 2 passos:



  1. Temos 2 substâncias que são consumidas (carbono e oxigênio do ar) para dar energia (calor)carbono + oxigênio = calor (energia)

  2. Esse calor aquece uma terceira substância, a água, que transforma o calor em movimento. A água, neste caso, não se consome, só passa de líquido a gás:

calor + água = vapor(movimento ou energia elétrica)


O balanço final é o seguinte:


carbono + oxigênio = movimento (energia)


Para manter o fogo precisamos tanto o combustível como o oxigênio. Se faltar algum dos dois, o fogo é desligado e o motor para. A água transforma a energia do calor em movimento. Sem água, o fogo, por si só, não é suficiente, assim que a água também é essencial.


Este trem se move graças ao motor a vapor. A energia que se liberta ao queimar o combustível é tão elevada que permite mover grandes tonelajes.


As calorias para medir a energia das células


E agora façamos uma pergunta: Como se mede a energia?… Calorias!!!!! Bieeeen!!!! ^^


Neste ponto é onde, por fim, adquire sentido, o conceito de caloria dos alimentos.


Cada pessoa necessita de uma quantidade de calorias diferente, em função do exercício que faça nesse momento:



  • Quando se faz exercício, você precisa de muita energia para poder se mover. Consumir muitas calorias. O nosso corpo tenta conseguir mais oxigênio para manter o ritmo, e por isso, respiramos mais depressa.
Exercício = máxima energia = muito oxigênio = respiração muito rápida

  • Estando em repouso, sentado ou deitado, consumimos o mínimo de calorias porque as células não precisam de tanta energia. A respiração é tranquila e lenta. E não nos cansamos.
Sábado = energia mínima = pouco oxigênio = respiração lenta

Tipos de combustível para as células


O alimento nos fornece o combustível, e cada alimento tem uma capacidade diferente para gerar energia. Como tudo na vida, há aulas. Como também não geram o mesmo calor de uma madeira, carvão, gasolina ou papel. A glicose é o combustível preferido de nossas células, já explicamos que os nossos antepassados se alimentavam de muito amido e nós herdamos. Mas a glicose não é o alimento que nos dá mais energia.


Essa honra, ser o top 1 de alimentos mais calóricos, cabe a gordura. A mãe natureza, que leva milhões de anos de evolução, sabe disso, e é por isso que nosso corpo transforma o excesso de glicose em forma de gordura.


Em geral, nossas células primeiro consomem a glicose do sangue e, em seguida, começam a queimar gorduras.


Nem todos os exercícios servem para queimar calorias


Os exercícios físicos classificam-se em aeróbios e anaeróbios, em função se você precisa de oxigênio. São palavras raras, eu sei, mas você pode associá-los rapidamente: l– vos que cansam e te deixam-se ar e os que não.



  • Exercícios aeróbicos: São os que cansam. Precisamos de mais oxigênio para poder manter a actividade física. A respiração se eleva para manter os níveis de oxigênio. Exemplos: correr ou nadar.

  • Exercício anaeróbico: São os exercícios de força. não precisamos de mais oxigênio. A respiração aumenta. Exemplos: levantar pesos ou fazer abdominais

Portanto, fazer musculação ou exercícios de força não serve para perder gordura. Há que ter em conta estes dados para selecionar os exercícios necessários para perder peso. Os exercícios recomendados são os que cansam: correr, nadar ou andar de bicicleta, são um exemplo. Fazer musculação não é um exercício para perder peso.
[table width=”100%” colalign=”leftlcenter”]
Tipo de exercício Serve para perder gordura, Oxigênio necessário,Respiração
Sábado,Não,Pouco,Lenta
Aeróbico,Sim,Muito,Muito Rápida
Anaeróbico,Não,Pouco,Lenta
[/table]


Conclusão: A respiração é uma maravilha da Natureza, extremamente complexa, mas otimizado ao máximo.


Isso que acabei de contar é a versão mais simplificada da respiração. Mas você não precisa saber muito mais detalhes para compreendê-lo. Agora bem, como você pode imaginar, ninguém tem “fogo” dentro de seu corpo, já que nos queimaria, então, te convido a continuar aprendendo sobre a nossa respiração.


Calma, não entre em pânico!!!! Não vou explicar em detalhes tudo o mecanismo de respiração celular, já que você precisaria de um curso inteiro de bioquímica.


A respiração é composta de centenas de passos intermédios, desde que inspiramos (tomamos ar com O2) até que expiramos (expulsamos o ar com CO2). É tão fundamental e tão complexo que existe um médico especializado neste campo: o pneumologista. Assim, não espere encontrar tudo explicado nem no site nem na internet… os médicos precisam de anos para aprender tudo e curarnos ^^.


Espero que tenha sido útil o artigo e as possais entender melhor a respiração, a sua relação com as calorias e por que não todos os exercícios físicos são iguais. Lembrai-vos de que tendes mais informações sobre este e outros assuntos no blog e na página de recursos.


 

About

Categories: Mulher