: O exótico Buick Streamliner 1948

O exótico Buick Streamliner 1948

Desenhado por Norman E. Timbs, é considerado um dos ícones supremos no mundo dos carros clássicos, esquecido por 50 anos, teve o merecido restauro nas mãos de Dave Crouse.
Influenciado pelo StreamForm, o design de Norman distanciou-se dos cromados excessivos e das enormes barbatanas traseiras que dominavam o mundo dos automóvel na América, o Streamliner surgiu com traços minimalistas e certamente influênciou o design automotivo no pós-guerra. 

O StreamForm foi um movimento artístico que influênciou quase tudo em sua época, de abajures a edificios, consiste basicamente em usar curvas voluptosas dando um aspecto aerodinâmico ao que quer que fosse, mesmo que esses abajures não precisasse estarem a 200 Km/h (a não ser nas mãos de uma mulher traída). 

...
Composto por um chassi de aço 
e um corpo em alumínio trabalhado à mão.

Engenheiro mecânico, Timbs levou mais de dois anos para terminar este elegante roadster, assegurando a qualidade do seu trabalho na capa da revista Motor Trend, além de artigos em outras importantes edições como a Mechanix Illustrated, Popular Mechanics ou a Motor Life. 




...
O motor é um ideal Buick V8 de 1947, capaz de propulsionar o carro de uma tonelada até cerca de 190 Km/h. Para oferecer uma condução suave Norman utilizou uma suspensão Ford de 1947 modificada. 

No conjunto de todos estes factores, este carro foi impactante, para quem o conduz e para quem o vislumbra ao passar.

A restauração foi completa e minuciosa.










.