: Designer de Motos

Designer de Motos

Uma das mais conceituadas oficinas de customização está em São Paulo, é a Custom shop Johnnie Wash, do designer Ricardo Medrano.

É por lá que ele cria suas motos, inspirado pelos sonhos de seus clientes, que pode ser desde uma pintura especial até a construção de modelos únicos, totalmente personalizados.













Os projetos são encaminhados para oficinas especializadas, 
onde serão produzidas as modificações.














A máquina deve estar segura e se enquadrar na legislação de trânsito. 
As mudanças precisam ser comunicadas a um centro de registro e licenciamento veicular.



"O momento mais gratificante é quando eu termino o trabalho, mostro a máquina e vejo a emoção da pessoa ao receber a moto do jeito que ele queria.
Tem gente que fica feliz feito criança."












Além da personalidade do cliente, a do designer também estará na moto.
Ela levará seu estilo e assinatura.




















Tudo que um motociclista precisa.
A Johnnie Wash reúne no mesmo quarteirão da Vila Olímpia, a oficina de customização, uma loja de acessórios e peças para motos, lava rápido, tabacaria e um bar com sinuca. Para deleite dos frequentadores, no local ficam expostas algumas das criações do designer.


"Toda essa estrutura reflete a minha paixão pelas motos e pelas pessoas que vêm pra cá."

O bar é uma extensão disso, a parte lúdica, onde o pessoal deixa a moto um pouco de lado e encontra um lugar bacana para conversar e se divertir. Eu posso relaxar um pouco, bater um papo com os frequentadores,
 alguns projetos surgem dessas conversas informais.




Ricardo Medrano
Considerado um dos maiores bike designers do país.


Design de motos é uma modalidade que requer muita especialização, normalmente o designer trabalha para montadoras e outras empresas do ramo na criação de novos modelos de motos e acessórios e no desenvolvimento dos já existentes, mas uma especialidade que vem crescendo neste universo é o da customização.

Ainda não há um curso superior específico no Brasil para quem deseja ser um designer de motos. Esse profissional precisa adquirir conhecimentos sobre diversas áreas. Cursos de design e arte são desejáveis para que se tenha uma bagagem. Também é fundamental conhecer a estética e as possibilidades dos diferentes tipos de motos, como chopper, esportiva e custom. De nada vale se o veículo não ficar seguro e funcional, também é necessário fazer cursos de mecânica e manutenção antes de criar seus primeiros projetos. 

Como em todas as profissões ligadas à criatividade, talento é fundamental. 
É preciso ter sensibilidade para captar os desejos do cliente.